26 de mar. de 2012
Games na Educação
A idéia é simples. Já que os jovens gostam tanto de videogame, nada melhor do que escolherem eles mesmo a história, os personagens e os desafios do jogo.
Podemos envolver nos games a História , Geografia , Física, Biologia , Geometria etc..
7 maneiras que o games podem contribuir na aprendizagem .
1- Medir o progresso constante, dando chances aos alunos de progredir sempre e mostrar o progresso visualmente usando barras de progressão .
2- Ter vários objetivos de longo e curto prazo
3- Recompensar constantemente o esforço, mesmo o processo de tentativa e erro .
4- O feedback precisa ser rápido, frequente e claro .
5- Elementos de incerteza, aumentam nossa motivação natural.
6- Podemos encontrar janelas de atenção reforçada quando os alunos são mais propensos a reter a informação e ganhar confiança
7- Outras pessoas. As pessoas gostam de fazer coisas com os colegas e colaborar, como uma recompensa em si mesmo.
O segredo dos jogos educativos está na criação de uma interface intuitiva e na camuflagem do objetivo didático . Já não é novidade que os jogos têm poder educacional e são fortes aliados na construção do conhecimento.
Em um mundo onde a tecnologia e a informação faz parte do dia a dia de todos desde a infância, o modelo de educação tradicional enfrenta grandes dificuldades como um abismo entre a transmissão de conhecimento e a absorção do mesmo. Com o propósito de utilizar os potenciais de experiências que a tecnologia nos proporciona, como a imersão, a simulação e a interatividade, este material visa justificar as potencialidades do uso dos games (jogos digitais), que como recursos tecnológicos, nos dão grandes possibilidades, agregado-os ao conteúdo educativo.