18 de abr. de 2012

UNESCO E SEUS PADRÕES ( TICs)







Os objetivos do Projeto de Padrões de Competência em TIC para Professores da UNESCO foram estabelecidos com vistas a:


•      Constituir um conjunto comum de diretrizes, que os provedores de desenvolvimento profissional podem usar para identificar, construir ou avaliar materiais de ensino ou programas de treinamento de docentes no uso das TIC para o ensino e aprendizagem;
   Oferecer um conjunto básico de qualificações, que permita aos professores integrarem as TIC ao ensino e à aprendizagem, para o desenvolvimento do aprendizado do aluno e melhorar outras obrigações profissionais;
Expandir o desenvolvimento profissional dos docentes para melhorar suas habilidades em pedagogia, colaboração e liderança no desenvolvimento de escolas inovadoras,usando as TIC  harmonizar diferentes pontos de vista e nomenclaturas em relação ao uso das TIC na formação dos prof
      
    O objetivo político é aumentar a habilidade dos alunos, dos cidadãos e da força de trabalho para agregar valor à sociedade e à economia, aplicando o conhecimento das disciplinas escolares para solucionar problemas complexos que são encontrados em situações de trabalho e de vida no mundo real.    
  
                                                   ATIVIDADES

    Práticas
  • Vivência de práticas docentes com utilização de ferramentas informatizadas para atuação num AEI, indo ao encontro das reivindicações realizadas na fase exploratória da pesquisa pela direção da escola e alguns professores;

  •      Construção de conhecimento práticos sobre a informática Educativa e a mediação pedagógica;
  •      Construção de projetos de trabalho, com estratégias especificas para utilizar a Informática;
  •      Construção de projetos de trabalho, com estratégias especificas para utilizar a Informática Educativa numa perspectiva de interdisciplinaridade nas práticas pedagógicas;
  •      Maior integração entre eixos da teoria e da prática, resultante dos grupos de estudo formandos e da reflexão crítica sobre o processo de mediação pedagógica num AEI;
  •       Internalização da categoria" mediação" ás teorias pessoais das participantes por meio da tomada de consciência sobre o processo de ensino e aprendizagem;
  •     Solicitação da diretoria da escola para que a formação iniciada tivesse continuidade no próximo ano, fazendo progredir uma diretriz de ação coma  intenção de qualificar o estágio das aulas do Magistério Pós-Médio no próximo ano;

     De Conhecimento
  •      Estabelecer relações com a prática: a qualidade da formação está diretamente ligada a esta possibilidade. Assim é importante que as atividades propostas envolvam situações concretas, do cotidiano docente dos/das participantes. A exemplo de projetos como o FORMAR I e o FORMAR II  (cursos de especialização na área de Informática na Educação realizados em âmbito nacional),  esta pesquisa possibilitou constatar o quanto é importante a formação ser contextualizada com a prática do professor, propondo atividades que tenham relação com a situação física e pedagógica  na qual ele atua; 
  •     Utilizar uma instrumentalização formal em relação às  principais ferramentas da Informática no início do curso. No caso desta pesquisa, o grupo optou por fazê-la durante o processo, o que em  certos momentos gerou entraves relativos à falta de domínio elementar sobre o computador;
  •       Possibilitar que as dinâmicas estabelecidas nos encontros presenciais possam ter continuidade em um ambiente a distância. Dentre outros aspectos, tal possibilidade poderá qualificar o contato com as ferramentas informatizadas, pois o professor  poderá fazer uso do computador fora do local e horário  previstos, organizando sua agenda de estudos conforme sua possibilidade. Infelizmente nesta pesquisa, o ambiente criado não pôde ser utilizado até o final, pois o laboratório da escola foi assaltado, tendo a conexão à Internet destruída. Como as participantes na grande maioria não possuíam computador em casa, o grupo virtual deixou de ser utilizado;
  •      Deixar claro que uma formação inicial (como ocorreu nesta pesquisa) tem o objetivo principal de situar o professor no contexto da Informática Educativa, promovendo o desejo de uma formação continuada para potencializar a sua utilização;
  •   Enfatizar a utilização da Informática Educativa associada ao contexto da “sala de aula”, para que dessa forma e por meio da mediação pedagógica possa contribuir efetivamente para o processo de ensino e de aprendizagem; 

  •       Utilizar a Informática Educativa quando for agregar benefícios à prática pedagógica, visando não banalizar esse uso;       

    Promover a tomada de consciência sobre o papel do professor, do aluno, do conhecimento e das teorias pessoais dos professores envolvidos na implantação da Informática Educativa em práticas pedagógicas, visando não promover a informatização de práticas tradicionais de ensino e de aprendizagem.