Os objetivos do Projeto de Padrões de Competência em TIC para Professores
da UNESCO foram estabelecidos com vistas a:
• Constituir um conjunto comum de diretrizes, que os provedores de desenvolvimento
profissional podem usar para identificar, construir ou avaliar materiais de
ensino ou programas de treinamento de docentes no uso das TIC para o ensino e
aprendizagem;
Oferecer um conjunto básico de qualificações, que permita aos
professores integrarem as TIC ao ensino e à aprendizagem, para o
desenvolvimento do aprendizado do aluno e melhorar outras obrigações
profissionais;
Expandir o desenvolvimento profissional dos docentes para melhorar
suas habilidades em pedagogia, colaboração e liderança no desenvolvimento de
escolas inovadoras,usando as TIC harmonizar diferentes pontos de vista e nomenclaturas em relação
ao uso das TIC na formação dos prof
O objetivo político é aumentar a habilidade dos alunos, dos
cidadãos e da força de trabalho para agregar valor à sociedade e à economia,
aplicando o conhecimento das disciplinas escolares para solucionar problemas complexos
que são encontrados em situações de trabalho e de vida no mundo real.
ATIVIDADES
Práticas
-
Vivência
de práticas docentes com utilização de ferramentas informatizadas para
atuação num AEI, indo ao encontro das reivindicações realizadas na fase
exploratória da pesquisa pela direção da escola e alguns professores;
-
Construção de conhecimento práticos sobre a informática Educativa e
a mediação pedagógica;
-
Construção de projetos de trabalho, com estratégias especificas para
utilizar a Informática;
-
Construção de projetos de trabalho, com estratégias especificas para
utilizar a Informática Educativa numa perspectiva de interdisciplinaridade
nas práticas pedagógicas;
-
Maior
integração entre eixos da teoria e da prática, resultante dos grupos de
estudo formandos e da reflexão crítica sobre o processo de mediação
pedagógica num AEI;
-
Internalização da categoria" mediação" ás teorias pessoais das
participantes por meio da tomada de consciência sobre o processo de ensino
e aprendizagem;
-
Solicitação da
diretoria da escola para que a formação iniciada tivesse continuidade no
próximo ano, fazendo progredir uma diretriz de ação coma intenção de
qualificar o estágio das aulas do Magistério Pós-Médio no próximo ano;
De Conhecimento
-
Estabelecer
relações com a prática: a qualidade da formação está diretamente ligada a esta possibilidade.
Assim é importante que as atividades propostas envolvam situações concretas, do
cotidiano docente dos/das participantes. A exemplo de projetos como o FORMAR I
e o FORMAR II (cursos de especialização
na área de Informática na Educação realizados em âmbito nacional), esta pesquisa possibilitou constatar o quanto
é importante a formação ser contextualizada com a prática do professor,
propondo atividades que tenham relação com a situação física e pedagógica na qual ele atua;
-
Utilizar uma instrumentalização formal em relação às principais ferramentas da Informática no início do curso. No caso desta pesquisa, o grupo optou por fazê-la durante o processo, o que em certos momentos gerou entraves relativos à falta de domínio elementar sobre o computador;
-
Possibilitar
que as dinâmicas estabelecidas nos encontros presenciais possam ter
continuidade em um ambiente a distância. Dentre outros aspectos, tal
possibilidade poderá qualificar o contato com as ferramentas informatizadas,
pois o professor poderá fazer uso do
computador fora do local e horário
previstos, organizando sua agenda de estudos conforme sua possibilidade.
Infelizmente nesta pesquisa, o ambiente criado não pôde ser utilizado até o
final, pois o laboratório da escola foi assaltado, tendo a conexão à Internet
destruída. Como as participantes na grande maioria não possuíam computador em
casa, o grupo virtual deixou de ser utilizado;
- Deixar claro que uma formação inicial (como ocorreu nesta pesquisa) tem o objetivo principal de situar o professor no contexto da Informática Educativa, promovendo o desejo de uma formação continuada para potencializar a sua utilização;
-
Enfatizar a utilização da Informática Educativa associada ao
contexto da “sala de aula”, para que dessa forma e por meio da mediação
pedagógica possa contribuir efetivamente para o processo de ensino e de
aprendizagem;
-
Utilizar
a Informática Educativa quando for agregar benefícios à prática pedagógica,
visando não banalizar esse uso;
Promover a tomada de consciência sobre o papel do professor, do aluno, do conhecimento e das teorias pessoais dos professores envolvidos na implantação da Informática Educativa em práticas pedagógicas, visando não promover a informatização de práticas tradicionais de ensino e de aprendizagem.